Incentivos Fiscais

Projeto busca fomentar e atrair novos investimentos para Criciúma.

Programa Invest Criciúma foi apresentado na Acic para o presidente da entidade.

Atração de investimentos e incentivos a novos negócios é o propósito do Programa Invest Criciúma, da Prefeitura Municipal. O projeto foi apresentado pelo diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki, e pelo gerente de Desenvolvimento Econômico, Edson Silva, para o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette.

“O projeto possui duas frentes, a primeira é valorizar os empreendedores que já estão investindo na cidade. Estamos iniciando um movimento de visita às empresas da cidade para colocar a Administração Pública à disposição. Recentemente, tivemos a atualização da Lei de Incentivos, possibilitando que as empresas que estão ampliando seus negócios possam buscar incentivos”, explica o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki.

De acordo com ele, todo o movimento almeja a meta de posicionar Criciúma na sétima posição no ranking do valor adicionado fiscal do Estado até final de 2024. Atualmente, a cidade tem o oitavo maior Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina.

“Com a retenção e valorização das empresas já existentes, a outra frente do movimento é trazer investimentos estratégicos, que contribuam com o desenvolvimento socioeconômico. Estamos com uma lista de mais de 200 empresas que possam vir a se instalar em Criciúma para iniciarmos um trabalho de prospecção”, completa Potelecki.

Envolvimento da cidade

A intenção é que toda a cidade abrace a ideia deste projeto, por isso a importância de firmar parcerias com as entidades e toda a comunidade. “A união de todos para que busquemos investimentos para a cidade é essencial e queremos trabalhar em conjunto com a associação empresarial”, ressalta Potelecki.

O gerente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Edson Silva, detalha algumas ações que serão realizadas dentro do programa. “Queremos ‘estender um tapete vermelho aos investidores’ e, para isso, teremos um site do programa, com todas as informações e potencialidades que a cidade oferece e com a participação também dos parceiros. Nossa intenção é disponibilizar um roteiro aos empreendedores interessados, sempre em conjunto com entidades, como a Acic”, completa Silva, salientando que será criado ainda um Departamento de Atração de Investimentos (DAI).

Programa Invest

Além da busca de oportunidades, o Programa Invest inclui estudos de fortalecimento do branding municipal, execução do Plano de Desenvolvimento Econômico de Criciúma (Pedem), Lei do Incentivo Fiscal, criação de mais áreas industriais, articulação para suprir a demanda de gás natural, imóveis de qualidade para a locação (condomínios), desburocratização e instituição do Núcleo Interinstitucional entre secretarias.

“Parabenizamos a Administração Pública pela iniciativa. O caminho é este, valorizar as empresas que já estão no nosso município, oferecendo condições e facilidades para que se desenvolvam ainda mais, e buscar novos empreendedores e investidores para fomentar o desenvolvimento. Criciúma tem muitas potencialidades e oportunidades em diversas áreas que podem ser ofertadas e precisam ser destacadas. A união entre o Poder Público, entidades e comunidade é fundamental em todo esse processo e estaremos presentes para contribuir com o crescimento”, observa o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Veja mais detalhes em: http://www.engeplus.com.br/noticia/economia/2022/projeto-busca-fomentar-e-atrair-novos-investimentos-para-criciuma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.