ICMS

*ICMS nos Estados: entenda como funciona o tributo no preço da gasolina e as alíquotas de cada estado.

Com mais um aumento nos preços dos combustíveis anunciado para esta terça-feira (26), saiba como os impostos atuam nesse segmento.

A alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é um percentual fixo cobrado em cima do valor do combustível, e apesar dessa faixa de cobrança não sofrer alteração (considerando que cada estado define seu valor), o ICMS pode ficar mais caro.

Isso acontecerá se o preço da Petrobras continuar aumentando, como aconteceu mais uma vez hoje (26), marcando a décima alta apenas neste ano. Dessa forma, toda a composição do custo do combustível aumenta, incluindo o ICMS, mesmo sem mudar sua alíquota.

Alguns estados conseguem fazer essa cobrança reduzida ou maior, pesado de formas diferentes no bolso do consumidor, variando sempre entre 25% a 34%. Por esse motivo que existe a proposta de unificação dessa cobrança.

Confira as alíquotas estaduais do ICMS
Sabendo o valor do imposto cobrado, o contribuinte entende a conta exata do que está pagando para adquirir o produto. Confira as alíquotas do ICMS cobradas na gasolina divididas por estado.

Estado – Alíquota de ICMS

Acre 25%

Alagoas 29%

Amapá 25%

Amazonas 25%

Bahia 28%

Ceará 29%

Distrito Federal 28%

Espírito Santo 27%

Goiás 30%

Maranhão 31%

Mato Grosso 25%

Mato Grosso do Sul 30%

Minas Gerais 31%

Pará 28%

Paraíba 29%

Paraná 29%

Pernambuco 29%

Piauí 31%

Rio de Janeiro 34%

Rio Grande do Norte 29%

Rio Grande do Sul 30%

Rondônia 26%

Roraima 25%

Santa Catarina 25%

São Paulo 25%

Sergipe 29%

Tocantins 29%

Veja mais detalhes em: https://www.contabeis.com.br/noticias/49211/icms-entenda-como-funciona-o-tributo-no-preco-da-gasolina-e-as-aliquotas-de-cada-estado/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.