Governo da Paraíba reduz ICMS do gás para indústrias.

O governador da Paraíba, João Azevêdo, assinou nesta quarta-feira (29) decreto para a redução de 18% para 12% da alíquota de ICMS do gás natural para a indústria no estado. De acordo com dados da Companhia Paraibana de Gás (PBGás), a medida provocará uma redução média de 8% na tarifa de gás da indústria.

O governo deve abrir mão de uma receita de cerca de R$ 5 milhões para implementar a redução do ICMS, conta o secretário de estado da Fazenda, Marialvo Laureano. O benefício começa a valer a partir de janeiro.

“O governo está abrindo mão de uma receita de mais de R$ 5 milhões por ano, mas nós consideramos isso como investimento porque estamos melhorando o ambiente de negócios na Paraíba, reconhecendo a dificuldade que as empresas passaram na pandemia, o que vai fazer com que a gente mantenha e gere novos empregos e atraia mais empresas para o nosso estado”, comentou.

A medida vai atingir todos os 40 tipos de indústrias, em todos os segmentos em atuação no estado: cerâmica, têxtil, metalúrgico, bebidas, alimentos, calçados e mineração.

“Com isso, as empresas poderão reinvestir essa economia na contratação de pessoas, trazendo um benefício importante para a indústria e fortalecendo a PBGás, a partir do ambiente favorável de negócios instaurado na Paraíba, da nossa segurança jurídica e do respeito que temos no Brasil”, estimou o governador João Azevêdo.

A desoneração foi pedida pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) e pelo Centro das Indústrias da Paraíba (Ciep), diante dos impactos econômicos ainda provocados pela pandemia da Covid-19.

Chamada pública

A PBGás realizou chamada pública para aquisição de gás natural para 2022 e 2023, um volume total de 230 mil m³/dia pelo período de dois anos. PetroRecônvavo e Compass, do Grupo Cosan, foram vencedoras da concorrência. A empresa tem ainda contrato com a Petrobras até dezembro de 2023.

A Petroreconcavo vai suprir 80 mil m³/dia em 2022 e 150 mil m³/dia em 2023. A Compass 70 mil m³/dia em 2022. Já a Petrobras segue fornecendo 80 mil m³/dia até dezembro de 2023.

Veja mais detalhes em: https://epbr.com.br/governo-da-paraiba-reduz-icms-do-gas-para-industrias/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.