Fábrica Caoa Chery em Jacareí (SP) não deve reabrir

No início do mês a Caoa suspendeu as operação de fábrica de Jacareí, inicialmente, até 2025.

O fechamento “temporário” até 2025 da unidade fabril dimensionada para 150.000 unidades/ano, mas que no ano passado produziu apenas 14.000, leva a crer que será definitivo. Tanto o dimensionamento da fábrica quanto a localização em região com intenso ativismo sindical foram alguns dos erros da chinesa Chery em 2014. A única vantagem era estar próxima ao aeroporto internacional de Guarulhos.
Dois modeles foram escolhidos para iniciar a produção: o compacto Celler (hatch e sedã) e o citadino QQ. O segundo produto era inadequado para os padrões da época do mercado nacional (3,55 m de comprimento; porta-malas de apenas 190 litros) e ainda tinha que enfrentar buracos e irregularidades em ruas e rodovias pelo Brasil afora. O Tiggo 2 lançado em 2018 como SUV era na realidade uma versão aventureira do Celler.

Em 2017 o Grupo Caoa entrou como sócio ao assumir 50% do capital da empresa. No entanto, os produtos mais rentáveis, os SUVs médios e médios grandes, ficaram em Anápolis (GO) onde há incentivos fiscais para desenvolver a região.

Prejuízos acumularam-se em todos os anos de funcionamento da fábrica que produzia até a semana passada os Tiggo 2 e 3x . O aceno para 2025 certamente foi para tentar acalmar o sindicato. Não faz sentido demitir e indenizar quase 500 funcionários para recontratar daqui a três anos.

Além disso, a rigor não havia necessidade de duas unidades fabris, uma em Jacareí e outra em Anápolis para uma marca que detinha apenas 2,5% do mercado de automóveis e SUVs.

A Caoa Chery, no entanto, está desenvolvendo híbridos convencionais e plugáveis com motores a combustão flex para produção na fábrica de Anápolis, onde são produzidos os SUVs Tiggo 5x Pro, 7 Pro e TXS, 8 e a série limitada 8 Founder’s Edition em homenagem ao fundador da empresa, o médico paraibano Carlos Alberto de Oliveira Andrade, falecido 14 de agosto de 2021 aos 77 anos.

Fonte: https://www.icarros.com.br/noticias/geral/fabrica-caoa-chery-em-jacarei-sp-nao-deve-reabrir/30132.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.