Incentivos FiscaisUncategorized

China incentiva profissionais recém-formados a trabalhar no campo

Com desemprego alto em áreas urbanas, governo chinês oferecerá incentivos fiscais e empréstimos a graduados que iniciem negócios para atender a comunidade rural.

A China está pedindo aos graduados universitários que procurem empregos no campo, à medida que o desemprego jovem nas áreas urbanas atinge o nível mais alto da história.

Os governos locais devem atrair graduados universitários para trabalhar como funcionários das aldeias, de acordo com uma declaração conjunta emitida na semana passada pelos ministérios da Educação, Finanças, Assuntos Civis e recursos humanos e seguridade social.

O governo oferecerá incentivos fiscais e empréstimos a graduados que iniciem negócios para atender a comunidade rural, acrescentou o comunicado. Benefícios semelhantes serão oferecidos a pequenas empresas existentes em vilarejos que contratam graduados universitários, inclusive em áreas como limpeza e assistência a idosos.

Normalmente, os graduados universitários na China preferem trabalhar para empresas bem pagas nas grandes cidades, e há uma diferença de renda significativa entre as áreas rurais e urbanas. Mas esta não é a primeira vez nos últimos anos que o governo os exortou a procurar emprego na vasta, mas menos desenvolvida zona rural do país.

Em julho de 2020, quando o surto inicial de coronavírus atingiu a economia chinesa, as autoridades incentivaram os graduados a se mudarem para áreas rurais, em vez de se aglomerarem nas cidades e lutarem por oportunidades de emprego limitadas.

Esses apelos lembraram muitos nas mídias sociais chinesas de uma iniciativa do governo nos dias tumultuados do fundador da China comunista, Mao Zedong. Conhecido como o “Movimento Até as Montanhas e Descendo o Campo”, a política original foi lançada por líderes comunistas na década de 1960, ostensivamente para mover jovens urbanos privilegiados para cantos distantes para aprender sobre agricultura e política de camponeses pobres . O resultado: a “geração perdida” da China que desperdiçou seus melhores anos no campo.

Mas, este ano, os alunos estão ficando sem opções.

Os graduados universitários chineses estão enfrentando a temporada de formatura mais difícil, já que um recorde de 10,76 milhões deve terminar a faculdade nos próximos dois meses.

A segunda maior economia do mundo desacelerou significativamente no primeiro semestre deste ano, o que significa que há menos empregos urbanos disponíveis. Pequenas empresas – uma importante fonte de empregos – foram atingidas pelos amplos bloqueios de Covid na China.

O enorme setor de tecnologia da China também está enfrentando uma grave crise de empregos. A indústria, outrora livre, foi por muito tempo a principal fonte de empregos bem pagos na China, mas as principais empresas estão reduzindo o tamanho em uma escala nunca vista antes para lidar com a ofensiva regulatória do presidente Xi Jinping à iniciativa privada.

A taxa de desemprego urbano para a faixa etária de 16 a 24 anos subiu para um histórico de 18,2% em maio, de acordo com as estatísticas mais recentes do governo. O número não levou em conta os novos graduados universitários para este ano.

A China pesquisa apenas o emprego em áreas urbanas.

Exames de admissão da faculdade ‘insanamente’ difíceis

À medida que a situação do emprego se deteriora, entrar em uma faculdade está se tornando ainda mais difícil na China. Um número recorde de 11,93 milhões de estudantes fez o exaustivo vestibular do país na semana passada. Esses estudantes estão competindo para entrar nas melhores universidades do país, muitas vezes sob enorme pressão de seus pais e famílias.

Este ano, os alunos foram às mídias sociais para reclamar sobre o quão excepcionalmente difícil foi o exame, e os tópicos relacionados estão em alta no Weibo desde o fim de semana.

De acordo com publicações nas redes sociais, muitos alunos começaram a chorar enquanto faziam o teste de matemática, e alguns reclamaram que as questões do teste de literatura chinesa eram tão “insanamente” difíceis que nem mesmo os autores desses livros clássicos seriam capazes de entendê-los.

Respondendo à controvérsia online, o ministério da educação disse em entrevista à mídia estatal que a dificuldade do exame de matemática é “desempenhar o papel de seleção” e servir melhor ao objetivo do governo de construir um sistema de educação de qualidade.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/business/china-incentiva-profissionais-recem-formados-a-trabalhar-no-campo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.